Não encontrou sua dúvida? Abra uma conta, ou faça login para publicar um tópico.

Retificação de Documentos

15/12/2021 - 12:50

Retificação de Documentos

Retificação de sobrenome

Olá, primeiramente parabéns pelo fórum.

Meu trisavô, natural da Itália foi registrado com o nome "Oreste Giannini" porém casou-se com o nome de "Oreste Gianini" e faleceu com o nome de "Orestes Gianini".

Essas variações precisam ser retificadas?

Houve também variações nos nomes dos cônjuges, variações semelhantes a essas citadas acima. Isso me trará problemas?

Muito obrigado!
Anônimo

@anonimo

Abra uma conta, ou faça login para responder em um tópico.

Respostas

Ordenar por: mais recente

15/12/2021 - 12:50

0
Alfredo

@mattioli

Obrigado!

Vamos à sua questão:
O nome do antenato é muito importante, principalmente o sobrenome. Os italianos são mais rigorosos quanto ao sobrenome das pessoas, do que quando comparados aos brasileiros. É muito mais comum as pessoas se tratarem pelo sobrenome, na Itália, do que pelo primeiro nome. Isso em ambiente formal, é claro.

Não existe uma legislação à cerca do assunto, e somente o oficial que irá conduzir o seu processo é que pode decidir se é necessária a retificação, ou não. Porém é comum as pessoas que já fizeram o processo e tinham variações no nome do antenato, que lhes foi solicitada a correção.

No meu caso, havia variação apenas no nome dos cônjuges, e eu optei por não retificar. O nome da minha bisavó (esposa do antenato) e da minha trisavó (mãe do antenato). Não houve problemas em meu processo e nenhuma retificação.

O importante é estar claro para o oficial reconhecer a ligação entre os descendentes. Da mesma maneira que um juiz em processo jurídico.
Processando...